Como mudar hábitos e atingir objetivos na vida pessoal e profissional?

O processo envolve clareza sobre o propósito, motivação e disciplina

Quantas vezes você já pensou em mudar hábitos ou atingir objetivos específicos na sua vida, mas não soube por onde começar? É comum, especialmente no início de um ano, percebermos a necessidade de fazer coisas diferentes, como passar a praticar atividades físicas, aprender um novo idioma, melhorar o relacionamento com as pessoas ao nosso redor ou conquistar um cargo em uma empresa, por exemplo. Porém, nem sempre paramos para refletir sobre o que nos motiva a ir atrás dessas metas e como faremos para tirá-las do papel e transformá-las em realidade.

Sem dúvidas, passar por qualquer mudança é algo complexo, e uma das coisas que mais prejudicam o processo é baseá-lo em desejos ou pressões externas ou mesmo pressões internas, que sejam baseadas em exigências irracionais nossas. Embora a intenção possa ser positiva, nossa motivação para fazer as coisas de uma forma diferente precisa vir, primeiramente, do nosso “eu” interior. Quando nos dedicamos a modificar algum hábito ou atingir um determinado objetivo somente porque é isso que os outros querem ou achamos que é o que querem, não nos conectamos aos nossos próprios valores e desejos. Por outro lado, se descobrirmos aquilo que é importante e que realmente faz sentido para nós, o processo torna-se menos difícil.

Por onde começar?

Quando nos dispomos a alcançar uma meta ou mudar hábitos que já não nos servem mais, seja no âmbito pessoal ou profissional, é sempre importante refletir sobre o propósito. Isso significa se perguntar o porquê da mudança e o que ela vai agregar, positivamente, à nossa vida. Ter clareza em relação aos motivos é fundamental para avançar no processo.

Refletir sobre qual é o propósito da mudança facilita o processo.

Sem dúvidas, a motivação pode vir de sugestões, ideias ou conselhos de outras pessoas. Aqueles que são próximos de nós, geralmente, nos incentivam a conquistar determinados objetivos com uma intenção positiva, pois querem nos ajudar a melhorar algo em nossa vida: por isso, é importante contar com seu apoio e dar abertura para que eles contribuam no processo. No entanto, é necessário lembrar que não é o outro que decide por nós. Se nos comprometermos com uma meta, precisamos, em primeiro lugar, ter consciência sobre os benefícios que ela trará para nós. A partir daí, podemos pensar também nos impactos positivos que a mudança causará nas pessoas à nossa volta. Dessa forma, a força, a energia e o engajamento para alcançar a meta serão maiores, pois se percebe o valor para todos.

Outro ponto importante é definir um passo a passo e os recursos de tempo, energia, pessoas e eventualmente algum investimento. Se queremos modificar um hábito ou atingir um objetivo, é preciso refletir sobre o que é necessário para chegar lá. Isso significa estabelecer pequenas metas, simples, realistas e práticas, a ser cumpridas ao longo do tempo. Dessa forma, o processo torna-se mais palpável e executável, com menos resistência.

Também não se pode esquecer que motivação e consciência da importância não são suficientes. Precisamos ter disciplina, foco e acompanhamento dos resultados. Vale lembrar que, na prática, as coisas são mais complexas e longas do que aparentam. Por um lado, os hábitos que temos, normalmente, servem a alguma necessidade ou crença interna, por isso é interessante refletir sobre o que nos leva a fazer coisas que podem parecer não fazer sentido. Por outro lado, ter autoconhecimento, autocontrole e comprometimento para realizar uma mudança de qualquer tipo é sempre difícil, pois envolve esforço e adaptação a algo diferente daquilo com que já estamos acostumados.

Assim, desenvolver novos hábitos e algumas metas não é simplesmente algo ‘técnico’: normalmente também há uma mudança, evolução ou adaptação de ‘modelo mental’ ou de ‘crenças’ associada. É por isso que precisamos exercitar a agilidade emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer nossas resistências internas e emoções e lidar com elas. Isso contribui não só para que o processo seja mais leve, mas também para que os resultados sejam satisfatórios, mais sustentáveis e alinhados às nossas expectativas.

Leia também nossos textos sobre inteligência emocional  e como lidar com conflitos e conversas difíceis! 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Entre em Contato

Ficou interessado? Entre em contato ou envie suas informações pelo formulário a seguir: